sexta-feira, 30 de março de 2012

Parque Nacional Chapada de Diamantina enfrenta seis focos de incêndios.


O Parque Nacional Chapada Diamantina está enfrentando seis focos de incêndio simultaneamente, sendo três em Mucugê (um dentro do Parque e dois no entorno), dois no Vale do Capão e um em Campos do São João.
O ano de 2012 iniciou com um clima atípico, trazendo uma estiagem prolongada para toda a região. Já são centenas de municípios baianos com Estado de Emergência ou Calamidade Publica, decretados por causa da seca.
Nas proximidades do Vale do Capão (município de Palmeiras), os incêndios estão na Serra do Candomba e nas cercanias do Morro Branco, ambos no interior do Parque Nacional.
O incêndio próximo ao povoado de Campos de São João (também no município de Palmeiras) se iniciou na área conhecida como Gerais da Moitinha, fora do Parque Nacional, mas já adentrou na Unidade de Conservação pela Serra da Bacia.
No município de Mucugê, os incêndios encontram-se nas localidades conhecida como: Fazenda Ibicoara, povoado das Caraíbas e nas proximidades de Campo Alegre – sendo esse ultimo dentro do Parque Nacional.
Na Chapada Diamantina os incêndios são a maior ameaça ao Parque Nacional e um grande risco entre os meses de agosto a dezembro. No entanto, pelo clima deste ano, grandes e preocupantes incêndios se iniciaram em janeiro e persistem até o momento.
Os combates a estes incêndios têm sido realizados por dezenas de brigadistas voluntários com o apoio do ICMBio, Governo do Estado da Bahia e pessoas das comunidades próximas. Até o momento já foram mobilizados cerca de 70 brigadistas voluntários, um helicóptero e duas aeronaves estão a caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário