sexta-feira, 16 de março de 2012

GUARDA-PARQUES COMBATEM INCÊNDIOS FLORESTAIS EM ÁREAS PROTEGIDAS DA REGIÃO DOS LAGOS
09/ 03/ 2012
Fotografia de Divulgação
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deslocou guarda-parques para a Região dos Lagos para combater os incêndios florestais em áreas protegidas que estão ocorrendo por causa do longo e atípico período de estiagem na região. Em apenas uma semana, o fogo consumiu uma área de 16 hectares do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba. Foram seis ocorrências combatidas pelos guarda-parques, deslocados de outras unidades de conservação não afetadas pela estiagem.

De acordo com a presidente do Inea, Marilene Ramos, um dos focos da ação dos guarda-parques tem sido a notificação preventiva de proprietários de residências situadas nas imediações das unidades de conservação. No período entre 2 e 6 de março foram emitidas 80 notificações. Os guarda-parques vão permanecer na região até o fim da estiagem.
Uma das principais causas de incêndios florestais é a queima de lixo urbano e de lixo verde. As notificações preventivas têm como objetivo alertar os proprietários que tais práticas não são permitidas e podem acarretar multas - explicou a presidente do Inea.

As principais ocorrências têm sido verificadas nas imediações da Praia Seca, em Araruama, e em Saquarema, incluindo a Restinga de Massambaba. Além dos 16 hectares atingidos, dos quais 11 da APA Massambaba e 4,7 do Parque Estadual da Costa do Sol, o fogo também atingiu outros quatro hectares de áreas fora dos limites das unidades de conservação.

Os guarda-parques vão monitorar toda a área do Parque Estadual da Costa do Sol, que abrange áreas segmentadas de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. Em fase de implantação, a unidade conta atualmente com dois guarda-parques, contingente que deverá aumentar para 30 após o concurso público promovido pelo estado. A APA de Massambaba abrange áreas de Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema.

De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, ainda este mês será realizado um curso de prevenção e combate a incêndios florestais em Arraial do Cabo. Será uma iniciativa conjunta com a Prefeitura do município, que vai indicar os participantes. Técnicos do Serviço de Guarda-Parques do Inea vão ministrar o curso, que inclui aulas práticas.

O trabalho dos brigadistas é da maior importância para o primeiro combate e alerta aos órgãos ambientais, antes que os incêndios se propaguem e provoquem destruição ainda maior da vegetação nativa. Nosso objetivo é promover cursos em todos os municípios que compõem o Parque Estadual da Costa do Sol – disse André Ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário