segunda-feira, 22 de outubro de 2012

IPÊ e WWF-Brasil lançam livro sobre capacitação em gestão de Unidades de Conservação

O IPÊ e o WWF-Brasil lançaram, na tarde da segunda-feira, 24 de Setembro, o livro “Gestão de Unidades de Conservação: compartilhando uma experiência de capacitação”. O evento ocorreu como parte da sétima edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Natal (RN). A publicação, possui 398 páginas, está dividida em 5 capítulos e foi escrito por 27 autores, grande parte deles cientistas e pesquisadores envolvidos em trabalhos conservacionistas.
 
“Gestão de Unidades de Conservação: compartilhando uma experiência de capacitação” reúne uma série de documentos alusivos a um projeto desenvolvido de forma pioneira pelo Ipê e pelo WWF-Brasil entre 2004 e 2010. Neste período, as duas instituições estruturaram um curso de formação para gestores de Unidades de Conservação na Amazônia que tinha como objetivo ajudar na capacitação desses gestores - à época, muitos deles nunca haviam participado de iniciativas como essa.
O projeto foi muito além do previsto. Ao longo de seus seis anos de realização, vários números superlativos foram registrados. Por exemplo: foram 20 cursos, desenvolvidos em módulos; 425 gestores capacitados; 184 áreas protegidas contempladas; e os nove estados amazônicos brasileiros acabaram envolvidos neste processo. Entre outros temas, foram discutidos manejo, conservação, proteção e pesquisa em Unidades de Conservação; Turismo; Educação Ambiental; Administração Pública; Sustentabilidade Financeira; Participação Social e Comunitária; e Legislação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário