terça-feira, 2 de outubro de 2012

Brasil recebeu prêmio internacional “Jovem Conservacionista pela primeira vez”

Por sua contribuição para a proteção dos espaços naturais da Amazônia e por seu envolvimento em projetos de educação ambiental e desenvolvimento comunitário, Elisangela Sales, funcionária da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), recebeu, o reconhecimento internacional. A jovem de 27 anos foi a primeira brasileira a ser selecionada como ganhadora oficial do prêmio Jovem Conservacionista do ano 2012, que neste ano chega a sua quarta edição e é uma iniciativa conjunta da Federação Internacional de Guarda-parques (FIG) e da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da União Mundial para a Conservação Internacional da Natureza (IUCN/WCPA).
Elisangela, filha de ribeirinhos, é guarda-parque e tem atuado por quase dez anos em projetos de conservação em terras indígenas e comunidades da Amazônia. Na Ecam, uma de suas principais atuações é a formação de guarda-parques e de agentes ambientais indígenas. “Desde cedo estou envolvida na floresta, então, não tem como ficar longe de minha origem, mas nunca imaginava receber um prêmio dessa magnitude. Apenas me dedico e ajudo da melhor forma possível, tentando contribuir na conservação e preservação das áreas protegidas”, afirma.
Além do reconhecimento, Elisangela ainda fará parte do grupo da IUCN “Jovens Profissionais”, em que poderá difundir seu trabalho e compartilhar as suas experiências na conservação das áreas protegidas da região Amazônica. “Espero contribuir de alguma forma para o reconhecimento dos guarda-parques, especialmente na divulgação das ações que são feita no Brasil, pois assim como eu, dedicam suas vidas as áreas protegidas e as comunidades tradicionais”, explica.
 
Estabelecido em 2003, o prêmio tem como objetivo reconhecer e tornar conhecidas as contribuições excepcionais de jovens de todo o mundo para a conservação das áreas protegidas e que mostrem seu esforço, paixão, dedicação e compromisso. A entrega da premiação aconteceu no dia 6 de setembro, na cidade de Jeju, na Coréia do Sul, durante o Congresso Mundial de Conservação.

Fonte: ECAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário