quinta-feira, 16 de maio de 2013

Grupo de visitantes é resgatado por Guarda-parques no Parque Estadual da Pedra Branca.

Um grupo de oito pessoas que se perdeu na manhã deste domingo (12/05) no Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) foi resgatado pelo serviço de guarda-parque da unidade. Liderado pelo sargento reformado da Polícia Militar Dorival Couto dos Santos e por mais sete menores, entre os quais dois filhos e sobrinhos do sargento, o grupo pretendia fazer uma caminhada até a Pedra Jesus Vem, em Realengo, situada a cerca de 600 metros de altitude.

O grupo entrou pelo parque por uma trilha alternativa, também em Realengo, mas não conseguiu encontrar o caminho correto. O pedido de socorro, feito através do 193, foi encaminhado ao quartel dos bombeiros em Realengo, que acionou o serviço de guarda-parques. O sargento e os menores foram localizados pouco antes das 11h e conduzidos até o Núcleo Piraquara do PEPB, onde uma ambulância os esperava. Não houve feridos e o grupo terminou sendo liberado a seguir.

Administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Parque da Pedra Branca é a maior floresta urbana do mundo, com 12,3 mil hectares. Abrange o Maciço da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e nele podem ser encontradas várias trilhas, com variados graus de dificuldade. O parque possui três núcleos (Pau da Fome e Camorim, em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo), por onde os visitantes são orientados a iniciar seus passeios para evitar o risco de desorientação no meio da mata.

Um comentário: