terça-feira, 10 de julho de 2012

Visita Técnica Rio Grande do Sul

Durante os dias 04 – 08 de Julho, realizou-se uma visita técnica ao Estado de Rio Grande do Sul com o principal objetivo de apresentar a grupos de interesse algumas informações da historia e objetivos da Federação Internacional de Guarda-parques (FIG) e da Metodologia de treinamento de Guarda-parques da Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM). Graças à coordenação dos Guarda-parques estaduais Sres. Alexandre Gomez e Luciano Menezes foram possíveis realizar reuniões com o Sindicato de Funcionários Públicos do Estado (Ver  entrevista no link), Equipe de planejamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Diretor de Florestas e Unidades de Conservação e Guarda-parques em geral. A ideia e poder realizar futuramente alguma versão do curso de capacitação desenvolvido pela ECAM na região Amazônica e fazer a integração com os planos de capacitação dos Guarda-parques do Estado.
Durante a estada foi possível percorrer algumas Unidades de Conservação do Estado e intercambiar ideias, escutar as demandas, conflitos e fortalezas dos Guarda-parques do Estado. Visitaram-se as Unidades: Parque Estadual Delta do Jacuí; Parque Estadual Itapuã e Refugio de Vida Silvestre Pacheco dos Banhados.

Um comentário:

  1. Grande Osvaldo!
    Foi ótima a sua passada pelo Rio Grande do Sul, onde foi possível conhecer seus projetos com agendas importantes junto ao governo do estado, no qual possibilitará uma futura parceria de capacitação da categoria de Guarda-Parques da SEMA-RS.

    ResponderExcluir