quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Todos os 39 agentes prometem ficar acampados em frente ao Palácio Piratini à espera de uma negociação com o governo


Todos os 39 guarda-parques do Rio Grande do Sul estão paralisados desde a manhã desta terça-feira. Eles realizam protesto em frente ao Palácio Piratini, na Capital, e prometem ficar acampados por lá até que o governo os receba para iniciar uma negociação. A categoria pede a implantação de um plano de carreira com isonomia e melhores condições de trabalho.
Os agentes das 24 Unidades de Conservação, ligados à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), reivindicam também uma gratificação por risco de vida. Segundo Luciano Menezes, um dos líderes da manifestação, entre as práticas dos servidores está a fiscalização e detenção de caçadores armados e madeireiras ilegais.
— Além disso, fazemos combate a incêndios nas florestas. O que equipara nosso trabalho ao do Corpo de Bombeiros, que recebe a gratificação. Já existe um projeto de lei tramitando, estamos cobrando que o governo o regulamente — explica Menezes.
Entre as outras reivindicações dos guarda-parques estão o porte de armas, fornecimento de uniformes funcionais, coletes à prova de balas, cursos de formação específica e aquisição de viaturas, barcos e equipamentos de fiscalização.
Contraponto:
O que diz o diretor administrativo da Secretaria do Meio Ambiente, Saulo Felipe dos Santos
Concurso público: foi criado um grupo de trabalho para percorrer as 23 Unidades de Preservação e buscar a demanda real de cada local. Feito isso, a Sema irá montar um esboço do edital do concurso, que deve ser lançado no início de 2013;
Coletes à prova de bala: já foram comprados e aguardam liberação do Exército desde o dia 27 de agosto. Segundo a Sema, os guarda-parques foram informados da chegada dos coletes;
Uniformes: estão em fase final de licitação. Um dos motivos do atraso foi a intenção da Sema em contemplar as demandas dos guarda-parques;
Gratificação: a Sema lembra que as funções do guarda-parque são de receber e informar as pessoas que visitam as unidades sobre trilhas e as práticas nos locais. A categoria, segundo a Sema, não atua como polícia ostensiva. Assim como em incêndios, o agente deve realizar o primeiro atendimento e depois repassar o incidente à corporação. O novo código florestal ainda dificultaria porte de armas, segundo a Sema, que estuda mecanismos que possam respaldar o uso de armamento;
Plano de carreira: a Sema está encaminhando a discussão junto à Secretaria de Administração e à Casa Civil a fim de encontrar uma melhor maneira de beneficiar os agentes.

FONTE:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/11/guarda-parques-paralisam-atividades-por-plano-de-carreira-gratificacao-e-melhores-condicoes-de-trabalho-3964034.html   

Um comentário:

  1. Olá sou um dos Guarda-Parques que está na mobilização em frente ao palácio Piratini e digo existe muita incoerência dentro da sema, "receber e informar as pessoas que visitam as unidades sobre trilhas e as práticas nos locais" ORA POIS!!! pergunto: por que necessitamos de coletes balísticos para esta prática????? então por que foi comprado os tais colotes?
    Ex: "olá caro visitante registrado... a secretaria suspeita que o Sr. seja um bandido, e por isso estou usando colete" AH!!!!!!! QUE CONTRADIÇÃO!!!!!!
    Um banco da cidade de Torres, que faz divisa com Santa Catarina, foi assaltado e os meliantes (fortemente armados) procuraram esconderijo dentro de um Parque Estadual, então, vejam o grande risco de vida que temos! por sorte nenhum guarda se deparou com eles, por que se isto tivesse ocorrido certamente um de nossos bravos colegas teria sido morto! este é apenas um exemplo pois eu mesmo já me encontrei em situações de risco de vida.
    E me parece que mesmo a secretaria NÃO está a parte da legislação!"que absurdo!" pois existe uma "Estação Ecológica" no RS e qualquer Unidade de conservação que tem o título de Estação Ecológica NÃO... É...PERMITIDA...A VISITAÇÃO!!! pois de acordo com o seu plano de manejo a área é de preservação integral e pesquisa!!!
    Na minha opinião um novo edital servirá apenas para retirar os direitos dos novos guardas, direitos estes que no momento nos são tão friamente negados e que estão claramente expostos no edital do concurso que fiz em 2007, e digo isso: lutarei para adquirir estes direitos e não faço isto apenas por mim, mas por todos os meus colegas e principalmente por minha família, pois não quero que a minha filha de 6 anos enterre o próprio pai que possa vir a óbito por culpa do descaso do governo.
    Me desculpem pelo longo comentário e obrigado por postarem a notícia.

    ResponderExcluir