segunda-feira, 11 de junho de 2012

Celulares com Android monitoram níveis de carbono na Amazônia

O Carbono Surui se tornou o primeiro grupo indígena a ter direito de vender compensações de carbono.
A tribo Surui, na região amazônica, está usando celulares com o sistema Android e a tecnologia do Google Earth para monitorar os níveis de carbono e o desmatamento da floresta, segundo um vídeo divulgado pela gigante das buscas. Segundo o blog Mashable, o Carbono Surui se tornou, no último mês, o primeiro grupo indígena a ter direito de vender compensações de carbono. “Iniciamos o treinamento com eles em 2008”, lembra Rebecca Moore, gerente do Google Earth. “Nós os ensinamos a colocar o mapa cultural da tribo no Google Earth e compartilhar isso com o mundo”, conta.
Vasco van Roosmalen, do time de conservação da Amazônia, explica que foram espalhados aparelhos com Android entre os índios, para facilitar o processo de coleta de informações da medição do carbono.
“É preciso medir o quanto se está prevenindo que vá à atmosfera”, explica Roosmalen. O projeto envolvendo o Google e os Surui se chama Projeto Carbono Surui.

Fonte: G1

Um comentário:

  1. É muito importante destacar que alguns indígenas desta tribo foram formados como Agentes Ambientais Indígenas pela ECAM, seguindo uma metodologia similar em alguns aspectos à formação de Guarda-parques Estaduais. Este é outro exemplo de como bons projetos se vão entrelaçando, chegando a ótimos resultados.

    ResponderExcluir